• Nossa frota de veículos passa por revisões preventivas e corretivas para garantir a segurança de todos e a tranquilidade no trânsito. As manutenções corretivas são feitas durante o dia, tanto na oficina da empresa quanto ao longo de nossos itinerários, com o apoio de veículos de socorro específicos.
  • Durante a noite, são realizadas todas as manutenções preventivas em nossos veículos, tais como revisão mecânica, revisão elétrica, revisão de molas, revisão pneumática, revisão de lanternagem e revisão de pintura, dentre outras. Além disso, todos os nossos veículos passam por limpeza geral durante a noite. Além destas revisões internas, nossos veículos também recebem anualmente o certificado de aprovação nas vistorias obrigatórias do DETRAN e da SUBTU, conforme a legislação em vigor.
  • Além de atuarmos com o objetivo de manter nossa frota atual, a Viação Ideal também está trabalhando no sentido de modernizar seus veículos. Desde 2006, já foram 60 novos ônibus 0 KM adquiridos, compatíveis com o estado da arte em termos de tecnologia (chassis eletrônicos, vistas eletrônicas, carrocerias modernas, etc).
  • Nossos motoristas passam por um rigoroso processo de seleção. São orientados e treinados a operar os veículos com competência técnica e segurança, e participam do Programa No Ponto Certo (curso realizado em parceria com a Universidade Corporativa do Transporte – UCT), que busca atingir a excelência no atendimento aos nossos clientes.
  • Recrutamento e Seleção: A Viação Ideal mantém em seu quadro uma equipe multidisciplinar (Médico, Psicólogo e Instrutor formado pelo DETRAN/RJ) com o objetivo de realizar avaliação psicológica, avaliação médica, teste prático de direção e levantamento quanto a infrações de trânsito. Entendemos que o trânsito e nossos clientes precisam e merecem contar com profissionais equilibrados e adaptados às responsabilidades que o transporte de vidas humanas exige.
  • Treinamento: Todos os nossos motoristas passam por diversos estágios de treinamento. Alguns treinamentos ocorrem antes que assumam suas funções (Treinamento Admissional), outros são para fins de aperfeiçoamento, quando já estão atuando (Treinamento de Reforço), e há ainda aqueles que visam corrigir alguma falha na técnica ou na conduta operacional e/ou de atendimento (Treinamentos Corretivos).
  • Durante o treinamento pré admissional, os motoristas recebem informações quanto à direção preventiva, normas de circulação e conduta, leis de trânsito, sinalização, meio ambiente e cidadania, além de cumprirem carga horária de treinamento prático, o que permite uma avaliação constante quanto à apreensão dos conteúdos teóricos abordados.
  • Ao longo de sua permanência na empresa, motoristas participam de cursos de atualização. A cada ano, temos em nosso cronograma um mínimo de 2 seminários para motoristas, quando são abordados temas relativos ao atendimento ao cliente, prevenção de acidentes, qualidade de vida, motivação e procedimentos operacionais, dentre outros.
  • Quando um funcionário comete alguma falha, e sempre que as estatísticas emitidas pelo serviço de atendimento ao cliente (SAC) apontam para a necessidade de melhorias em alguma linha ou setor, são realizados treinamentos de reforço, visando corrigir de maneira pontual um determinado problema.
  • Além de certificados no Programa No Ponto Certo, também 100% dos motoristas da Ideal são certificados no curso de Resolução 168 do CONTRAN, conforme determina o Código Brasileiro de Trânsito para a adequada condução de passageiros.
Clique aqui e veja o que você pode fazer!